Encontro entre os grupos Pavilhão da Magnólia, do Ceará, e Ateliê 23, do Amazonas, abre a programação. O evento acontece até o dia 17, com acesso gratuito.
Teatro, dança, música, audiovisual e gastronomia marcam o Festival Noites Brasileiras, que chega à quinta edição de 14 a 17 de agosto com apresentações artísticas e ações formativas em espaços diversos de Fortaleza. A primeira atividade, na quarta-feira (14), às 19h, na Casa Absurda, será um Encontro Técnico Afetivo de Teatro entre o grupo cearense Pavilhão da Magnólia, que festeja 18 anos, e o Ateliê 23, do Amazonas, que completou 10 anos em 2023. Será um momento de troca de experiências e conhecimento, com a mediação da atriz-pesquisadora e gestora cultural Dane de Jade.
Na quinta-feira (15), o Ateliê 23 entra em cena no palco do Theatro José de Alencar com o “Cabaré Chinelo”, premiado espetáculo de teatro musical que teve estreia em 2023 e é sucesso de crítica e público. Com direção de Taciano Soares e Jazmín García Sathicq, dramaturgia assinada por Eric Lima e Taciano Soares, e direção musical e coreografia de Eric Lima, “Cabaré Chinelo” leva à cena uma história não contada nos livros, 100 anos depois de seus acontecimentos. No início do século XX, a belle époque manauara esconde o sangue de mulheres prostituídas em um grande esquema de tráfico internacional e sexual. A montagem é uma parceria entre o Ateliê 23 e a companhia de teatro argentina García Sathicq. A apresentação será logo após a Solenidade de Abertura Oficial, que terá início às 18h, no mesmo local.
O FESTIVAL
Lançado há dez anos, o Festival Noites Brasileiras promove o encontro de diferentes linguagens apresentadas por artistas do Ceará e de estados convidados, a fim de proporcionar integração e intercâmbio entre culturas, artistas e plateias, com difusão da diversidade e pluralidade brasileira. Agora, em sua quinta edição,o festival estará em diversos espaços de Fortaleza, voltando os olhares para a Amazônia Legal. Trata-se de uma área que abrange os estados da Região Norte, além de Mato Grosso, no Centro Oeste, e alcança o Nordeste, com parte do Maranhão.
O V Noites Brasileiras fará um passeio por equipamentos que receberam o festival nas quatro primeiras edições – Theatro José de Alencar, Estoril e Centro Dragão do Mar – e novos espaços – Casa Absurda, Aconchego Gastronomia, Restaurante Teresa & Jorge, Restaurante e Galeria Cultural Bruta Flor e Esquina Brasil Gastronomia e Cultura. A proposta é reunir uma experiência plural por meio de uma ocupação criativa e democrática.
Circuito Criativo Coca-Cola: Música e Gastronomia
Também na quinta-feira (15) no Noites Brasileiras, acontecerá o Circuito Criativo Coca-Cola: Música e Gastronomia, com programação em restaurantes que desenvolvem programação artística. O ponto de partida é o Aconchego, às 20h, com a artista Makem (CE) apresentando “Identidade Brasileira”, em voz e piano; na sequência, a cantora Lia Maia (CE) faz show às 20h20 no Teresa & Jorge; às 21h a programação será no Bruta Flor, com DJ César Bruta Flor e DJ Priscila Delgado (CE); e às 22h, o Circuito Criativo será no Esquina Brasil como show “Minha Ancestralidade”, da cantora e compositora Nega Lu (MT/CE). O Circuito Criativo Coca-Cola é uma coprodução da WM Produções Culturais, realizadora do Noites Brasileiras, com os locais.
O Centro Cultural Belchior recebe, na sexta-feira (16), às 16h, o Encontro com Programadores e Diretores de Festivais do Mercado da Música do Brasil. A atividade contará com a participação de representantes dos estados do Ceará, Acre, Espírito Santo, Santa Catarina e do Distrito Federal.
Ainda na sexta-feira (16), o Noites
Brasileiras estará no Estoril, a partir das 19h, com a Feira Gastronômica Amazônica e Cearense. Além da gastronomia, atrações musicais vão se apresentar no palco do festival a partir das 20h. Quem abre a programação no palco, às 20h, é a cantora cearense Camaleoa, seguida de apresentação de dança do Coco Cabral do Iguape, show da multiartista Carú Lina com participação de Emocionar, encerrando com a cantora e compositora Kaê Guajajara, nome que vem ganhando destaque na cena musical do país, que pela primeira vez se apresenta em Fortaleza.
Nascida em Mirinzal, no Maranhão, em terra indígena não demarcada, Kaê Guajajara – nome oficial e artístico – começou a se destacar na cena musical a partir de seus trabalhos com o EP “Uzaw” (2020), “Wiramiri” (2020) e continuou a consolidar seu nome com o seu elogiado álbum “Kwarahy Tazyr” (2021) e “Zahytata” (2023). Ainda este ano, a multiartista lançará “Forest Club”, novo álbum com diversas colaborações nacionais e internacionais, que traz a figura de Diva Pop Indígena em suas vivências entre floresta e favela. Em seu trabalho musical, Kaê Guajajara apresenta cantos e sonoridades inéditas com influências de ritmos ancestrais indígenas, trazendo à tona assuntos de importância político-social, no intuito de educar, conscientizar e convidar os seus ouvintes para a missão coletiva sobre o bem viver, estabelecendo um elo entre ancestralidade e futuro.
Dia 17: Teatro infantil e cinema
Encerrando a quinta edição, o Festival Noites Brasileira estará no Centro Dragão do Mar no domingo (17). Na Arena Dragão do Mar, às 17h, a Trupe ‘Caba de Chegar encena “A Fábula do Monturo Velho”.
No Cinema do Dragão – sala 2, às 19h, o festival exibe o premiado “Noites Alienígenas”. Antes, será realizado o Encontro Técnico Afetivo do Audiovisual com a participação do diretor do longa-metragem amazonense, Sérgio de Carvalho, e da produtora Karla Martins. Entre os prêmios recebidos, o filme ganhou cinco Kikitos e uma Menção Honrosa no 50° Festival de Cinema de Gramado, em 2023. É a primeira vez que o festival conta com a linguagem audiovisual em sua programação.
“Nossa motivação nesta edição do Noites Brasileiras é proporcionar uma experiência/vivência e conhecimento para o público, com as diversidades de linguagens artísticas e a pluralidade das sonoridades, performances e estéticas. E, claro, contribuir na ressignificação da imagem do simbólico e do histórico e sobre a cultura de cada povo e dos conhecimentos sobre os territórios”, explica William Mendonça, diretor do evento.
O V Noites Brasileiras é uma realização da WM Cultural, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), com investimento via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tem a parceria do Instituto Iracema e o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Coprodução: Cênica Difusão e Marketing Cultural. Agradecimento: Coca-Cola e Eisenbahn.
Serviço:
V Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil – De 14 a 17 de agosto de 2024 em Fortaleza/CE. A programação poderá ser consultada em breve no Instagram: @festivalnoitesbrasileiras